Quitar dívidas
As dívidas são tudo de ruim no aspecto financeiro. Tudo que você ganha quando investe, você perde quando tem um empréstimo ou financiamento. Todo o juros que você recebe como rendimento de seus investimentos, você paga para outra pessoa quando tem um empréstimo. E não importa para quê é o empréstimo. Pode ser para o carro, para comprar uma casa ou qualquer outra coisa. Então é muito importante quitar suas dívidas quanto antes.
Por que quitar?
O motivo é simples. Quando você quita uma dívida, você para de pagar juros. Além disso você pode utilizar todo o dinheiro que era gasto com a prestação como aporte para seus investimentos e a partir daí passar a ganhar dinheiro com isso. Ou seja, você ganha de todos os jeitos.
Não tente inventar contabilidade criativa para justificar manter uma dívida. Não importa como você faz a conta, se vai usar o dinheiro do aluguel para pagar as prestações, se vai utilizar o FGTS daqui tanto tempo. Você SEMPRE terá mais dinheiro no final se quitar a dívida o quanto antes. Isso é um fato. Porém nada impede de você ter outros planos, metas e objetivos, tudo bem. Apenas não se engane que existe alternativa matematicamente melhor que quitar uma dívida o quanto antes.
Como quitar?
Reverta todos os seus aportes para investimentos, que calculamos no Ajuste Orçamentário, em amortizações para as suas dívidas. Comece por aquelas que possuem os juros mais altos até que todas as dívidas estejam quitadas. Se for possível transforme dívidas mais caras em mais baratas (ex.: Cheque Especial em CDC). Veja no seu banco quais suas opções para pagar a vista ou reverter um crédito caro em algo mais barato. Só volte a aportar nos seus investimentos quando tudo estiver quitado.
Comentários
Postar um comentário